quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Feedback NEGATIVO: Ellen Barros


Durante o mês de agosto rolou entre meus íntimos uma lista de 3 presentes que eu gostaria de ganhar no meu aniversário, no dia 2 outubro. Seriam eles: Uma máquina de costura, uma câmera fotográfica semi-profissional e uma pullip. Meu avô já me deu a máquina, eu mesma me dei a câmera (que chegará próxima semana) e meu namorado se comprometeu em me dar a pullip.

Ainda na última semana de agosto começamos a planejar a compra da pullip e procurar Shopping Services para realizar essa compra e aí que a Ellen Barros entra. Eu poderia fechar com uma SS a 30% ou com a Ellen a 25%. E claro, escolhi a segunda opção.

Não posso reclamar do atendimento da mesma, foi rápida e teve paciência de estudar o funcionamento do site que eu pretendia comprar, resolvendo as questões de comunicação com a loja e tirando minhas dúvidas sobre o frete. Enfim, nessa etapa, ela foi muito atenciosa e soube muito bem me atender.

Outra coisa positiva que devo mencionar é que, por ser presente, meu orçamento estava limitado ao que meu namorado quisesse pagar por uma pullip. Sendo que o cálculo deu uma quantia razoavelmente maior que ele tinha planejado, a mesma abriu uma exceção: me daria desconto de 5% no serviço dela e, como ela também estava pensando em comprar uma boneca, resolveu que compraríamos em conjunto e dividiríamos o frete. Isso me deu uma economia de cerca de R$50, mas ainda assim ultrapassou o limite orçamentário em R$100. No final das contas ele nem ligou pra essa diferença.



Com tudo fechado, falei a ela que a única coisa que esperava era o tão aguardado dia de ter o dinheiro em mãos. Quando esse dia chegou, fui imediata em fazer o depósito na conta dela.


Com tudo isso, o valor final foi esse:



R$424,00

E, como até então vinha fazendo minha parte, agora era a hora de esperar que ela fizesse a dela. Infelizmente, os dias que se seguiram foram recheados de desculpas e desculpas, umas aceitáveis, outras nem tanto.



Tudo bem, eu tinha paciência de esperar que ela parasse 1 ou 2 dias para resolver isso. Uma vez que a situação era imprevista, o que eu poderia fazer? 
Acontece que, depois disso, houve mais uma desculpa, e mais uma, e mais outra, e mais outra...
Se alguém estiver lendo isso, vou pedir para que, por favor, comece a prestar atenção nas datas a partir daqui. Lembrando que o pagamento foi efetuado no dia 08/09 e os problemas bancários dela começaram a ser relatados no dia 10/09.


Dia 12/09


Dia 16/09


Dia 17/09
*Évora seria o nome da minha boneca


Dia 19/09

Quero que frisem bem isso: "SE FOR O CASO, EU PROCURO OUTRO SS", sugeri. Está registrado.

Dia 19/09

Depois de ter lidado com vários dias tendo notícias do andamento da compra APENAS QUANDO EU SOLICITAVA, eu resolvi desistir. Não se tratava apenas de um descompromisso, por um lado, eu estava insegura e esperava todo dia por uma boa notícia que nunca via, por outro lado, eu nunca dava uma boa notícia ao meu namorado, que sempre perguntava sobre o presente que ele tinha me dado e tudo que eu conseguia dizer eram coisas que não justificavam essa espera (O cartão da Ellen está bloqueado, Ela tá sem tempo de ir ao banco, não deu pra mãe dela passar lá, ela tá ocupada, etc, etc)... e então:


Dia 20/09


Dia 21/09

Daniel queria o dinheiro de volta todos os dias a partir do dia em que a compra não deu certo, e na minha tentativa de conseguir isso novamente, não obtive a resposta mais profissional, e mesmo insegura, eu sempre resolvia dar mais uma chance a ela.



Dia 21/09

Pouco tempo depois, eu já havia me arrependido de ter dado mais uma chance, deveria ter seguido o que o Dani aconselhou. Eu estava insegura, ainda relembro a questão de que dividiríamos o frete, sendo que combinamos da encomenda ir primeiramente para o endereço dela. Fiquei pensando que se para ir ao banco resolver uma questão de pagamento e compra estava complicado e a moça, não teria tempo, como seria então para ter tempo de enviar o pacote para o meu endereço? Não posso prever o futuro, mas o prevenido morreu de velho. Eu decidi voltar novamente atrás, para evitar mais espera do que eu já estava me cansando de esperar.



Dia 21/09


Sem notícias de devolução do meu dinheiro nem no dia 22/09 e nem no dia 23/09


E nesse momento, quem ficou com raiva de toda essa situação foi o Daniel. Ele costuma ser bastante calmo, porém quando tem motivos realmente fortes, explode. E não tiro a razão dele, ele havia planejado me dar um presente no dia 08/09, queria me ver feliz, e até o dia 23/09 ainda não tínhamos NADA encaminhado, nem a devolução do dinheiro. Ele mesmo resolveu mandar uma mensagem à Ellen na qual diz ele estar pressionando a Ellen a devolver o dinheiro, e, em um momento de ira, alegou poder entrar com uma causa por danos materiais e quem sabe até morais.

Ora, cumprimos o combinado, ele mesmo foi à agência fazer esse pagamento e até então nada de retorno. Nem comprovante de compra, nem rastreio, nem devolução de dinheiro, NADA.

Mas, o mais interessante mesmo foi o desfecho dessa história. Quando a Ellen resolveu culpar a MIM pela postura que MEU NAMORADO assumiu intervindo no caso:





Sobre ter exposto a imagem dela, olha só que legal o que eu havia feito:



Então, eu respondi à altura:




E tudo que se sucedeu foi mais uma onda de choro e mimimi que um diálogo entre uma profissional de SS e uma cliente (considero essas partes do diálogo extremamente desnecessárias, mas, para não me passar por qualquer coisa que sei lá o que ela pode deduzir de mim, publico):



Resumo: Resolve uma situação profissional partindo pro ataque pessoal, me culpa por meu namorado ter ido pressionar ela a tomar uma atitude (sendo que eu estava o tempo todo tratando ela de forma educada e gentil, apesar da insegurança e da opinião do Daniel), me acusa de ter inventado essa história, se faz de vítima (até pq quem investiu dinheiro foi ela, né? Só que não...) e tenta usar problemas com o serviço dela para justificar a falta de compromisso que teve.




Pois bem, galera, todo esse enorme post para mostrar a situação em que me envolvi quando contratei um serviço falho. Sendo assim, e tendo eu experiência com vendas, já que tbm vendo acessórios por internet, só me resta deixar alguns conselhos de como ser um bom SS ou vendedor:



1 - Tenha compromisso. Honre com o que você e seu cliente combinam, se quiser vender mais.

2 - Deixe seu cliente seguro, lembre-se de que quem está confiando dinheiro a você é ele, e não o contrário. Por essa razão, é sempre sensato que o vendedor PEÇA prazos (a única coisa que estabelece mesmo é um acordo). Se precisar de 24 horas para realizar qualquer tarefa, contate ele, seja gentil e honesto com o que está havendo e pergunte: "Você pode me dar mais 24 horas?"

3 - Se você não tem tempo ou pelo menos uma abertura mínima para ir a banco, correios, centro comercial ou seja lá o que for, simplesmente não trabalhe com demandas que exijam isso.

4 - Por mais que alguns aleguem que recebem pouco, ainda assim os shopping services não fazem o serviço de graça: alguma remuneração você vai receber pelo que fez.

5 - Se seu serviço tem falhas, assuma isso, não culpe o cliente por imprevistos, afinal a parte dele já foi feita quando houve um depósito. Todo e qualquer tramite a partir daí depende unicamente de você, e se não acontece, a culpa é sua, e não de qualquer outro fator.

6 - Não confunda amizade com negociação.

7 - JAMAIS ataque o lado pessoal de um cliente para justificar as decisões dele. Cliente só não tem razão quando passa a exigir muito e desqualificar um serviço sem motivo.


Notas para o serviço de Ellen Barros:

Atendimento: 3/5 
(Por mais que tivesse me tratado bem no começo, essa nota é pela falta de profissionalismo que eu fui tratada)

Compromisso: 3/5
(Por ter tentado contornar a situação colocando até a mãe no meio para realizar os compromissos, mas não se importa em dar atualizações de retorno se você não for atrás)

Serviço: 0/5
(Nem chegou a acontecer, né?)

Nota final: 2/5

Recomendação: Recomendo pela paciência em atender e se comunicar com a loja, não recomendo se sua compra estourar o limite do cartão dela ou se você não tiver paciência caso ela precise resolver algum imprevisto (que por esse motivo sabe o Olimpo quando ela vai fazer sua compra).


10 comentários:

  1. Nossa, foi pior do que imaginei... afinal, se esses prints estão completinhos mesmo Tamires, ela falhou feio, pois em momento algum vc demonstra essa indecisão toda que ela fala no final dos diálogos, vc's não desistiram várias vezes e só ficaram indecisos qto a compra realmente, APÓS o dia 20/09 qdo ela ficou flutuando entre depositar no cartão ou devolver pra vc.

    Infelizmente, ela de fato, não foi profissional... é uma pena para ambas, ela por ter se deixado levar pela correria do seu cotidiano e ter deixado de lado uma compra (SIM, eu acredito que ela deixou de lado sim, pois tb trabalho em tempo integral, também trabalho com vendas e sempre honrei com todas elas e as que eu não poderia, deixava para outra pessoa realizar). E vc por ter perdido a oportunidade de ter sua linda "filha" ao seu lado antes do final do ano... =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Glauce!
      Primeiramente, muito obrigada por me entender :)

      Durante esse mês a Ellen e eu conversamos bastante, acredite. A negociação e cobranças sempre eram feitas em meio a conversas pessoais, então, o que eu fiz aí foi uma grande procura dos momentos onde conversamos tudo sobre o caso. Eu não tenho nada a esconder, por isso postei tudo. Quanto à indecisão, eu fui firme de comprar com ela, até quando meu namorado não queria mais essa negociação e eu resolvi ficar dando chances extras.

      Eu me magoei bastante com a posição dela, afinal, não fiz nada de errado, eu apenas cobrava por um presente que me deram, mas, se as pessoas esperam sinceridade, vejo tudo que foi feito como uma grande prova da infantilidade da pessoa, em me culpar por uma cobrança que o próprio comprador do presente fez a ela.

      Agora vou tentar fazer a compra sem terceiros, espero que tudo corra bem.

      Excluir
  2. Fiquei chocada o.o, eu já tive loja a Luly Shop e nunca passei por isso, é complicado ter uma loja que fornece serviço de compra, mas a primeira coisa que se faz é ter um cartão com limite alto, para que isso não aconteça.
    Sinto muito tu ter passado por isso, foi bem desagradável, aconselho na próxima vez falar com o pessoal do grupo bonequeiros ou então fazer como faço, comprar dolls do grupo desapegos ( https://www.facebook.com/groups/366715266694750/) do face e também de lojas como a We heart pullip que já comprei, e super recomendo https://www.facebook.com/weheartpullip.
    E o dinheiro foi devolvido no final?
    Boa sorte, espero que isso tudo tenha um desfecho positivo.
    Luly~

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lully! Obrigada pela visita!

    Infelizmente eu também fiquei chocada :(
    Principalmente porque vi muitos feedbacks positivos para ela, já. Como falei no post, quando tenho tempo também faço venda e ~Nunca~ passei por isso também. Imagino que, para comercializar um serviço, mesmo que de empréstimo de cartão, suprir as necessidades dos clientes é uma coisa óbvia :(

    Obrigada pelo apoio e pelos conselhos. Com certeza farei tudo em conjunto com alguém mais experiente da próxima vez que for comprar uma doll. As indicações de lojas que você passou são bem úteis para isso <3

    Quanto ao dinheiro, recebi sim, depois da pressão que o Daniel fez. Depois desse trauma acabei usando no cartão pré-pago, pagando só R$4 a mais, mas sendo independente!

    ResponderExcluir
  4. olha aqui ... http://bugandbunny.blogspot.com.br/2014/09/feedback-negativo-tamires-torquato.html

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que houve uma má interpretação das duas partes. Li o seu feedback e o da Ellen e acredito que os dois só mostram seu próprio lado. Juntando os dois, dá p concluir que:
    1) em todo momento ela deixou claro para você que a vida dela era corrida e que seria necessária paciência da sua parte
    2) você voltou atrás na compra 3 vezes, o que deu prejuízo para ela (ela cancelou uma outra compra devido o limite do crédito e perdeu horas indo a banco/correio/ligando pro banco)
    3) ela ficou decepcionada com você não pela SUA atitude, e sim por terem chamado-a de machista (?) e ameaçado um processo e difamado-a, SENDO QUE você pediu p ela depositar até terça e mandaram essa mensagem para ela antes do mesmo encerrar.

    Concluindo: ela poderia te processar por difamação. Entendo que você ficou afoita querendo notícias a respeito da boneca, mas ela deixou claro o tempo escasso que ela tinha. Você deveria ter visto outra SS se vc n tinha a paciência necessária. Você a prejudicou financeiramente (já que n atendeu outro cliente + custos com transporte), a fez perder tempo (idas ao correio/banco/ligações ao banco) e a ameaçou de processo enquanto ela estava dentro do prazo combinado entre vocês. Além de que ela perdeu também a boneca que iria encomendar, pq graças a sua indecisão, ela n sabia se comprava ou n e acabou saindo do estoque.
    QUALQUER UM que ler os 2 feedbacks verão isso.

    Creio que tudo está sendo levado para o lado pessoal, visto que vocês eram "amigas". Ela ficou chateda com você pela sua postura em ameaça-la e você ficou chateada por ela n te atender prontamente. No final das contas, vocês duas estão sendo crianças.

    vlw flw

    ResponderExcluir
  6. 2- Cara, entenda: Você se compromete com o negócio quando tem ABSOLUTA CERTEZA de que quer o negócio. Ficar desistindo e voltando foi uma bela sacanagem por parte da mina. Caramba, sai de cima do muro, poxa.
    3- Tudo bem que a Ellen demorou um pouco e etc. Mas se você perceber, as duas eram amigas, certo? Ela deveria saber que ela tava ocupada e todo o resto. Além do mais, se tava cheia da demora, desistia de uma vez ao invés de ficar se fazendo de "Frufru sei de nada"
    4- Você fala que prints não mentem, mas ela tem o print. O cara realmente disse que ia espalhar pra geral. Que eu saiba, se alguém sujasse minha imagem ou falasse de mim, eu deveria ter ao menos o direito de me explicar e/ou de me defender.
    Desça da sua gangorra dos sonhos, cara. Tá bem óbvio que rolou altas hipocrisias aí.

    Comentário no blog da Ellen. Vamo se ligar né galera... vamo saber quando dar uma de vítima né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pq a Thamires nem colocou a parte que gerou a "revoltada" da ellen: A AMEAÇA DE PROCESSO E A DIFAMAÇÃO PARA OUTRAS AMIGAS DA THAMIRES A RESPEITO DELA! Apenas isso: difamação + processo

      Excluir
    2. Você devia por o print do seu namorado a ameaçando né Thamires? Assim todo mundo ia entender melhor a história! :)
      PRINT DA AMEAÇA DE PROCECSSO E DIFAMAÇÃO PRAS AMIGUINHAS

      http://2.bp.blogspot.com/-PZYGgKjFdtY/VCQb_FVo45I/AAAAAAAABgk/4iKSx2v92Dw/s1600/tamiresssssss.png

      Excluir
  7. Bom post.
    Como o blog seu , vc pode postar como queira.
    Uma coisa favor da ellen é ofato de ela esta em constante retorno a vc.
    E te devolveu o dinheiro certo? pronto só aí jah resolveu uma pá de problemas.
    Eu vejo q houve um pouco de ansiedade do seu lado, por ser algo q vc queria e um profundo desencontro devido a agenda cheia.
    Se o dinheiro mãos otimo.
    Vc não tomou calote.
    Vale a pena pesquisa se pessoa q tah fazendo o s.s. tem feedback anteriores.
    Amigos amigos negócios é outros 500.
    Li dois post, sou contato da ellen, e acho chato ficar anônimo, tah, por isso, vc me verá nos dois post. Nao estranhe.
    Tudo de bom , sucesso
    Bjo

    ResponderExcluir